terça-feira, 3 de julho de 2007

Rua das Cangostas


Novo dia, novo tema, e nesta nova rabula, fala-se de nomes estranhos, e andava eu entretido a percorrer essas ruas de Portugal, quando deparo com este monumento, esta rua de todas as ruas. Podia ser rua das mimosas, mas não era a rua das cangostas. O meu corrector ortográfico, como bom trabalhador que é já está incessantemente a sublinhar esta maravilhosa palavra. Palavra que merece ser sublinhada sem duvida. Como todos sabem quando um corrector ortográfico sublinha uma palavra não é pelos seus dotes gramaticais mas sim por não a conhecer.

Ora nem mais o corrector ortográfico não pode conhecer toda a gente, ele tem que conhecer toda a gente, especialmente uma palavra no feminino, e ainda não lhe foi apresentada esta cangosta. Antes de mais eu chamo ao meu corrector ortográfico, Tobias. Tem uma explicação, o que tu não vês, ele vê sempre, portanto tu vias, como sou de Braga, tinha que ser tu bias, tudo junto Tobias, assim se faz bom português. Continuando, a nossa amiga cangosta não foi apresentada ao nosso amigo Tobias. Foi simples, com simples toque de dedos, no botão esquerdo do rato, por cima da cangosta( missionário), fiz magia. Adicionei cangosta ao dicionário. O Tobias tem mais um "friend", não no hi5 que isso é pa maricas, mas sim no dicionário.

Mas afinal quem é essa cangosta? adicionar sem conhecer, é a mesma coisa que aquele anuncio de uma marca de detergente, que dizem que lava tudo, as pessoas ficam escandalizadas ao ver a sua roupa ser suja de uma maneira tão barbara, que no fim milagre a roupa está limpa e vão a ver a nota de 20 euros por participarem no anuncio, XAU, 20 euros!? Continuando :

congosta

substantivo feminino




caminho estreito e comprido, mais ou menos declivoso; cangosta; quingosta;

(Do lat. hisp. congusta (via), por coangusta (via), «caminho estreito», de coangustáre, «apertar»)


Como podem constatar, cangosta não é mais que um caminho estreito e comprido, já estou a gostar desta cangosta. Mais ou menos declivoso, ou seja boas curvas, é mesmo a medida. Acho que agora o Tobias é um corrector ortográfico feliz.

Portanto se conhecerem alguma rua, como nome peculiar, nome engraçado, ou simplesmente quiserem mostrar o nome da vossa rua, mandem para :


umpoucodisparatado@gmail.com

Sem comentários:

beruby.com, o portal que partilha os seus rendimentos